Download Free Templates http://bigtheme.net/ Websites Templates

Roteiros

Santo Antônio do Leite é um ponto de partida para passeios, excursões, aventuras. Confiram alguns dos passeios que a pousada recomenda para os nossos hóspedes.

 


Cachoeiras do Cabral​

Situadas no alto da serra de Capanema, a 22 kms da pousada, em estrada asfaltada, o conjunto reúne 5 belíssimas cachoeiras, em que se destacam a da Carranca, a do Abacaxi e a das Três Quedas. O estacionamento situa-se em frente ao bar do Otacílio, com deliciosos petiscos a disposição dos turistas. A fazenda cobra uma entrada de R$ 5,00, com direito à estacionamento e passeio às cachoeiras. Numa caminhada de 5 minutos já se chega nas primeiras quedas.


Inhotim

Passeio cultural, considerado hoje como a melhor e mais importante atração turística do Estado, o Centro de Arte Contemporânea de Inhotim (www.inhotim.org.br), em Brumadinho, está situado a uma hora e meia de carro da pousada, passando pelo Topo do Mundo, em estrada sinuosa e asfaltada, com vistas surpreendentes. Um passeio inesquecível, para adultos e crianças. O Inhotim caracteriza-se por oferecer um grande conjunto de obras de arte, expostas a céu aberto ou em galerias temporárias e permanentes, situadas em um Jardim Botânico, de rara beleza, com milhares de espécies de plantas raras e belas. O paisagismo teve a influência inicial de Roberto Burle Marx (1909-1994). Em uma área de 97 hectares, o Jardim Botânico conta com diversas coleções botânicas entre as quais se destacam a de Aráceas, uma coleção de orquídeas da espécie Vanda, com 350 indivíduos de diferentes espécies e, ainda, uma das maiores coleções de palmeiras do mundo com mais de 1.400 espécies. O acervo artístico abriga mais de 500 obras de artistas de renome nacional e internacional, como Adriana Varejão, Helio Oiticica, Cildo Meireles, Chris Burden, Matthew Barney, Doug Aitken, Janet Cardiff, entre muitos outros.


Parque Estadual do Itacolomi

A entrada do parque está situada a 35 kms da pousada. O Parque possui uma área de 7.543 hectares de matas onde predominam as quaresmeiras e candeias ao longo dos rios e córregos. 
Diversas espécies de animais raros e ameaçados de extinção podem ser encontrados na unidade de conservação, como o lobo guará, a ave-pavó, a onça parda e o andorinhão de coleira (ave migratória). Também podem ser vistas espécies de macacos, micos, tatus, pacas, capivaras e gatos mouriscos. Levantamentos identificaram mais de 200 espécies de aves, como jacus, siriemas e beija-flores.
A Fazenda do Manso foi um pólo produtor de chá na primeira metade do século XX. O Museu do Chá abriga o maquinário alemão usado no beneficiamento do chá colhido nas lavouras da fazenda.
Outra atração é a Capela de São José que possui uma Via-Sacra diferente, feita por artistas plásticas de Ouro Preto que utilizaram materiais colhidos na natureza para sua confecção. Também merecem destaque a Fazenda do Cibrão e as ruínas da Casa de Pedra. A Chácara dos Cintra é outra atração com suas ruínas e um grande portal em pedra sabão.
O passeio a pé até o pico Itacolomi é o fechamento com chave de ouro, para quem se dispõe, em uma caminhada de um dia inteiro, terá uma das vistas mais bonitas de toda a região e, além disso, o próprio local do enorme pico, símbolo de Ouro Preto. É importante vestir roupas e calçados apropriados, levar agua, lanche e filtro solar. Vale a pena conferir.


Vale Perdido

"Un lugar propio para rodearse de pensamientos claros, de pensamientos limpios. Un lugar de oro verde, remota garganta por la que se desliza un rio transparente, estrecho valle deslumbrante, sinfonía de tierras encantadas. El canto armonioso de los innumerables pajarillos se confunde con los diversos pensamientos que discurren de agua entre las piedras preciosas. Las palabras se lavan antes de decir nada. Florecillas de colores vivos y alegres salpican las ideas, placidez benigna que inunda el ambiente mientras los razonamientos bostezan desmemoriados y una paz bella e intensa aparece desnuda y fluctuando sobre la mas clara filosofía, saber vivir. Un lugar apacible propio para recomponer el ánimo y alcanzar la ansiada serenidad, propio para ensimismarse en la libertad salvaje de la fecunda Naturaleza."
 
Trilhas incríveis, águas puríssimas, um rio maravilhoso, ideal para praticar AQUATREKKING, campos verdejantes e muitos tesouros ocultos. Localizado a aproximadamente 9 km da Pousada.


Lavras Novas

Indo pela Estrada Real, chega-se em Lavras Novas, o antigo quilombo, hoje convertido num charmoso centro turístico, com muitos restaurantes e bares animados, e com agitada vida nos fins de semana. Nas redondezas do povoado acham-se numerosas cachoeiras e passeios, como a visita à Lagoa da Custódia, e ao povoado de Santo Antônio do Salto. A distância é de aproximadamente 35 Kms da pousada.


Glaura

Chamado antigamente de Casa Branca, é o mais bem cuidado distrito do município, charmoso povoado situado no pé da serra, composto de lindas casas históricas e uma igreja que merece ser visitada. Numa distância total de 12 kms da pousada.

Trilha do Chafariz

Saindo de Santo Antônio do Leite, após 7 km de asfalto, chegando em Cachoeira do Campo, tome o desvio e siga, por uma estrada de terra, até São Bartolomeu, povoado histórico fundado antes mesmo que Ouro Preto, típico e bem preservado, situado às margens do rio das Velhas. Ali pode-se encontrar, na capela do lugar, um dos únicos sinos de madeira do mundo. De São Bartolomeu, indo pela estrada antiga de Ouro Preto chega-se até o Mirante da Pedra de Amolar, no alto da Serra do Chafariz, que dispõe de uma vista panorâmica impressionante. Daí, a pé, em uma hora de caminhada, chega-se, pelo caminho feito pelos escravos no século XVI, até o Chafariz de Don Rodrigo, construído para que nele bebesse o Imperador na passagem de Cachoeira do Campo a Ouro Preto. O passeio a pé se assemelha, como alguns dizem, a uma viagem no tempo. A distância é de aproximadamente 25 kms, desde a pousada.